Domingo, 4 de Outubro de 2009
Actividade Projecto/ Dissertação - Aula de 2 Out '09

Em resposta às questões levantadas pelo Prof. Luís Pedro na última aula aqui ficam algumas considerações, ainda que algo preliminares nesta altura do campeonato.

 

1 - Porque escolhi esta temática?

 

Os motion graphics constituem uma área emergente no meio audiovisual, sendo cada vez mais utilizados e adquirindo uma importância cada vez maior. O desenvolvimento deste tipo de solução exige criatividade e conhecimento da temática à qual se aplica o grafismo. O tipo de trabalho artístico típico dos motion graphics e a sua importância crescente no audiovisual foram, em suma, as principais razões para a escolha desta temática.

 

2 - Qual a pergunta de partida da minha investigação?

 

"Documentário - a aplicação de motion graphics ao género documental onde, como e porquê." Esta foi a questão lançada aquando da apresentação da proposta. Esta questão deverá no entanto sofrer algumas transformações brevemente, tornando-se mais específica, procurando acompanhar o desenvolvimento mais focalizado do projecto em determinadas incidências do género documental e do grafismo.

 

3 - Que título daria neste momento à minha investigação (3 hipóteses)

 

O título terá obrigatoriamente que estar em estreita concordância com a questão referida no ponto anterior, como tal as 3 hipóteses neste momento poderiam passar por:

 

- A aplicação de grafismo no documentário musical

- A adaptação de motion graphics a uma temática musical

- O contributo do grafismo para a compreensão da informação num documentário musical

 

4 - "(Not) gonna do's, perhaps I'll do, don't have clues" do meu projecto de investigação (neste momento)

 

Neste momento um dos maiores cuidados da pesquisa a efectuar passa por evitar que esta se torne demasiado extensa e dispersa ou, por outro lado, demasiado restrita e limitadora. Como tal neste momento e sob um ponto de vista teórico a pesquisa centra-se sobretudo na recolha de elementos sobre o género do documentário musical, posteriormente esta pesquisa será alargada a outros campos como a etnomusicologia e o próprio grafismo audiovisual.

Uma das maiores dúvidas neste momento prende-se com a realização de um estudo de caso, tomando por base um documentário já realizado sobre música cabo-verdiana. No entanto, este documentário apresenta algumas limitações ao nível da qualidade do material audiovisual, pelo que será necessário estudar que soluções poderão permitir a realização de uma peça de qualidade e com um grafismo adequado e que de momento permanecem por definir.

Existe também ainda, nesta fase inicial, alguma indefinição relativamente àquilo que será concretamente o produto final deste projecto de investigação nas suas vertentes teórica e prática, o que exigirá uma ponderação cuidada dos objectivos do mesmo e das suas partes constituintes. No plano teórico será necessário definir precisamente qual a abrangência do estudo a efectuar e até que ponto deverão ser aprofundados os temas do documentário musical, da etnomusicologia e do grafismo, bem como outros eventuais temas que possam vir a surgir. De igual modo, será também necessário precisar o estudo da confluência destes temas e o tratamento que lhe será dado neste projecto.




.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.posts recentes

. Desenho Metodológico

. Actividade Seminário (27 ...

. Mudança do objecto do pro...

. Actividade 5 - Relevância...

. Pesquisa bibliográfica Do...

. Índice provisório

. Actividade Projecto - 23 ...

. Teorias, modelos e autore...

. Actividade Proj./ Diss. -...

. Pesquisa bibliográfica so...

.arquivos

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds